A quiropraxia é uma profissão na área de saúde, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, das articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.
No tratamento quiroprático são utilizadas técnicas manuais que buscam ajustar o sistema articular para reduzir o risco de lesões e diminuir as dores e reduzindo a incidência de subluxações.
É possível que, durante o processo, ocorram pequenos estalos em consequência das manobras que são realizadas para restabelecer a harmonia corporal do paciente.
É quando uma articulação não está funcionando normalmente. Isso pode causar aumento de pressão no disco intervertebral, problemas nos nervos que saem da coluna, tensão muscular, inflamação e, posteriormente, o surgimento de dor. Porém, nem sempre há dor. Assim como o colesterol elevado ou a pressão alta, as subluxações podem estar presentes sem que você perceba.
Como funciona nossa primeira consulta de quiropraxia (avaliação)?
Em nossa primeira consulta de avaliação colhemos informações preciosas sobre o paciente. Para isso iremos ouvi-lo, e realizar um tipo de entrevista. Através dela é desenvolvida toda a cronologia, a história do paciente, até o presente momento.
Após conhecer um pouco mais do paciente, os exames trazidos (caso tenha) serão analisados. Caso ainda não tenha e sejam necessários, serão solicitados.
Analisamos então a postura, a marcha, realizamos alguns testes neurológicos e ortopédicos, musculares e palpamos os músculos e as articulações.
Após essa avaliação, esclarecemos ao paciente sobre o que foi encontrado e qual é a sua condição naquele momento. Explicaremos então como a Quiropraxia pode ajudá-lo.
Nesse mesmo momento, não havendo contra indicações, já começamos a realizar os ajustes. São rápidos, seguros e totalmente indolores, além disso, seu efeito pode ser imediato. É comum a pessoa sentir uma melhora logo nos primeiros ajustes.
Em seguida será definido o protocolo de tratamento/acompanhamento conforme a sua necessidade.
Fase intensiva ou de alívio das dores
A maioria das pessoas consulta um quiropraxista por estar com dores. Nesta fase do tratamento, o principal objetivo é eliminar ou reduzir o desconforto e estabilizar a condição do paciente.
Fase corretiva ou de estabilização
Nesta fase o foco está em corrigir as causas do problema, fortalecer a musculatura e melhorar a função neuro-musculo-esquelética.
Fase de manutenção ou bem-estar
A fase do bem-estar é planejada para manter a saúde, prevenir o retorno da condição original e de novos problemas.
Dores de cabeça, pescoço e tensões musculares;
Dores na coluna lombar, quadril, nervo ciático e hérnia discal;
Problemas nas articulações, artrite e artrose;
Sensação de dormência, queimação, formigamento e perda de força, em braços ou pernas;
Lesões esportivas;
Restrições de movimentações *DORT/LER.
* DORT – Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho / LER – Lesões por Esforços Repetitivos.
Melhora a qualidade do sono;
Ajuda no equilíbrio emocional;
Melhora a concentração e o foco;
Ajuda em vários aspectos da saúde;
Melhora da postura e tensões musculares;
Diminuição de dores em geral.